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sábado, 28 de novembro de 2009

UM SONHO QUE NÃO ERA MEU




Meu esposo sonhou com a Arte Bella. Ele já trabalhava na área de cosméticos como representante de uma grande fábrica do Rio de Janeiro. O seu objetivo principal era desenvolver ações em que ele já estava envolvido e já desenvolvia para escoar as mercadorias que ele vendia.
A cidade escolhida foi Arraial do Cabo, tínhamos pouco dinheiro e contamos com o apoio do meu sogro que nos deu a loja sem pagamento de aluguel durante um ano.
Trouxemos, então, a novidade de se comprar cosméticos e aplicá-los de graça na própria loja, também inovamos no atendimento personalizado, em que o cliente se sentia à vontade para contar as suas expectativas em relação ao resultado final do produto que iria utilizar e contava com o nosso apoio para que com orientação técnica fosse bem sucedido.
A cidade não estava acostumada com uma loja assim, éramos pioneiros. Ocorreram muitas dificuldades iniciais, temos uma proximidade muito grande com a cidade de Cabo Frio e tivemos que mudar a visão que os moradores tinham de que tudo era melhor lá, e que tudo em nossa cidade era mais caro. Tivemos que trabalhar com a margem de colorações muito abaixo do mercado fazendo promoções, porque concorríamos com farmácias já bem estruturadas na cidade.
Certamente nós mudamos a visão de que Arraial era uma cidade das “coisas caras”, baixamos preços de produtos como “sandálias havaianas” e obrigamos as demais concorrentes a trabalhar com margens sadias e não abusivas.
Depois de um ano, devido as dificuldades e falta de capital, pensamos em desistir. Foi aí que resolvi entrar no negócio e ajudar meu esposo, consegui para ele um sócio que entrou com o capital, e para ele continuar trabalhando eu resolvi largar minha carreira de professora e entrar com nossa parte que seria o trabalho.
E assim foi feito, um ano mais tarde com a loja estocada desfizemos a sociedade , meu esposo pediu demissão, e trabalhamos duro no verão de 2006 para pagar toda a parte do sócio.
Desenvolvemos ações de sorteio de televisão, computador, porque queríamos que a população de Arraial do Cabo se sentisse valorizada e pudesse contar com privilégios que nunca tinham visto e queríamos mimar nossos clientes. Fizemos compre aplique, parceria com cabeleireiros para valorização dos profissionais de nossa cidade investimos em produtos que atendessem as necessidades deles, e hoje contamos com o apoio do Banco do Brasil com valor de capital de giro disponível. Abrimos outra loja no centro da cidade, estamos com duas funcionárias treinadas e capacitadas para conhecer os produtos que vendemos e no final de dezembro comemoraremos 5 anos de existência.
Com a experiência que temos hoje, não teríamos aberto um negocio sem um planejamento. Digo aos novos empreendedores que devem conhecer muito bem o ramo em que pretendem se lançar, conhecer o publico alvo, ter posição determinada a melhorar diante das criticas, amar “pessoas”, porque o balcão de uma loja muitas vezes se torna um divã, ter determinação, e esperar o momento certo de se colher os frutos. Ser honesto consigo mesmo e com os outros.

Márcia Gomes dos S. da Silva

Um comentário:

Ḁʯɍεℓȋѻ ϻ. Ͼ. Ɠסּɱҿʂ ® disse...

Ola boa noite,
Como vai???
Assim que der poste o texto sobre a "1ª Blogagem coletiva: Sinais do fim dos tempos – Prenúncios da volta de Cristo!"
Que se realizou dia 30 de novembro
Fique com Deus.
E até a próxima vez em que uniremos as forças novamente.
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