RSS

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

VOCÊ TEM FÉ?



Fé suficiente para crer que Deus irá agir em todas as situações mesmo não tendo agido ainda?


Tamanha certeza, apenas porque ele é Deus?


Será que encontramos na Bíblia exemplos de fé como está?


DANIEL capitulo 3


”Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, se prostraria e adoraria a estátua de ouro;11 e qualquer que não se prostrasse e adorasse seria lançado numa fornalha de fogo ardente.12 Há uns homens judeus, que tu constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste.13 Então Nabucodonosor, na sua ira e fúria, mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abednego. Logo estes homens foram trazidos perante o rei.14 Falou Nabucodonosor, e lhes disse: E verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei?15 Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro duma fornalha de fogo ardente; e quem é esse deus que vos poderá livrar das minhas mãos?16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Ó Nabucodonosor, não necessitamos de te responder sobre este negócio.17 Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei.18 Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.19 Então Nabucodonosor se encheu de raiva, e se lhe mudou o aspecto do semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; e deu ordem para que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer;20 e ordenou a uns homens valentes do seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, e os lançassem na fornalha de fogo ardente.21 Então estes homens foram atados, vestidos de seus mantos, suas túnicas, seus turbantes e demais roupas, e foram lançados na fornalha de fogo ardente.22 Ora, tão urgente era a ordem do rei e a fornalha estava tão quente, que a chama do fogo matou os homens que carregaram a Sadraque, Mesaque e Abednego.23 E estes três, Sadraque, Mesaque e Abednego, caíram atados dentro da fornalha de fogo ardente.24 Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, e disse aos seus conselheiros: Não lançamos nós dentro do fogo três homens atados? Responderam ao rei: É verdade, ó rei.25 Disse ele: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nenhum dano sofrem; e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses.26 Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Logo Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.27 E os sátrapas, os prefeitos, os governadores, e os conselheiros do rei, estando reunidos, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os corpos destes homens, nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça, nem sofreram mudança os seus mantos, nem sobre eles tinha passado o cheiro de fogo.28 Falou Nabucodonosor, e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, o qual enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele e frustraram a ordem do rei, escolhendo antes entregar os seus corpos, do que servir ou adorar a deus algum, senão o seu Deus.29 Por mim, pois, é feito um decreto, que todo o povo, nação e língua que proferir blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro deus que possa livrar desta maneira.30 Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego na província de Babilônia."


O que gerou o milagre?

A fé, a Comunhão, a Intimidade, a Renúncia, o amor .


Quando os três jovens Sadraque, Mesaque e Abdenego foram informados de seu castigo se não adorassem a estátua do rei Nabucodonosor, qual foi a reação deles?


"Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; (cultuavam a Deus tinham intimidade e comunhão com ele)


e ele nos livrará da tua mão, ó rei.( Fé , certeza de que Deus teria poder para salvá-los)


Mas se não (dependência, renuncia: seja feita a Tua vontade ó Deus)


ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste." (amor incondicional ao Senhor)


Que diferença! Observem:


Nabucodonosor antes da fogueira:


capitulo 3 verso 15


"Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro duma fornalha de fogo ardente;"e quem é esse deus que vos poderá livrar das minhas mãos?"



"Nabucodonosor depois da fogueira:


capitulo 3 verso 29


" Por mim, pois, é feito um decreto, que todo o povo, nação e língua que proferir blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; "porquanto não há outro deus que possa livrar desta maneira"



."Testemunho de Fé:


" Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: Ó Nabucodonosor, não necessitamos de te responder sobre este negócio.Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei.Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste." Daniel 3:15_17



Reconhecimento do testemunho:



"Falou Nabucodonosor, e disse: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, o qual enviou o seu anjo e livrou os seus servos, que confiaram nele e frustraram a ordem do rei, escolhendo antes entregar os seus corpos, do que servir ou adorar a deus algum, senão o seu Deus." Daniel 3:28”


DIGO-VOS QUE DEPRESSA LHES FARÁ JUSTIÇA. CONTUDO QUANDO VIER O FILHO DO HOMEM, PORVENTURA [ACHARÁ] FÉ NA TERRA?”Lucas 18:8"



Colocar as suas lágrimas diante do Senhor, não é sinal de fraqueza, depositar eternamente sim, ficar olhando para as circunstancias também. Qual é a diferença entre Sadraque, Mesaque , Abdnego, e eu?

Nenhuma. A Biblia diz que eu possuo essa fé:


I Pe 1:7-9
"Para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória, alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas."


Eu creio. Eu creio naquele o qual meus olhos carnais nunca viram. E o fim dessa fé que possuo, e que é mais valiosa do que o metal mais cobiçado pelos homens, me levará a salvação eterna, ainda que um pouco contristados pelas aflições que Jesus disse que teríamos, vemos revelado em nós o poder que tras a existência as coisas que não existem, e chamamos todos os dias o nosso milagre à realização concreta da realidade racional humana. Ou seja, fé que transforma as circunstâncias do mundo virtual para algo palpável. É como comprar algo pela internet, você coloca coisas em um carrinho que não existe, coisas que você não toca, vê ou cheira, mas há uma certeza de que você as receberá assim como desejou.

E foi assim que o Senhor Jesus um dia nos comprou: Ele me colocou no carrinho!!! aleluia!!! Uma mercadoria cheia de defeitos, imperfeições, mas mesmo assim ele quis me comprar, por um preço impagave!
Eu louvo a esse Deus que gerou em mim essa fé que me faz criar essas histórias simples e infantis, mas que revelam algo tremendo que existe dentro de mim e que aos olhos naturais parece loucura!
Sadraque, Mesaque e Abdenego que com palavras tão simples, mas carregadas de tamanho poder falaram de fatos que ainda iriam ocorrer como se já tivessem ocorrido.


Eu me comovo com essa fé, a fé em ação.


Uma fé-atitude move as circunstâncias ao nosso favor.

Um comentário:

Luciano Leão disse...

Amigo, ao ler esta mensagem que escrevo neste exato momento, sei que Deus, que é supremo e absoluto, vai tocar em seu coração para que você, ao lê-la, será impactado por ela; Jesus está vendo o seu sofrimento, fica firme, sê fiel até a morte e lhe darei a corôa da vida... Não desanime filhinho, se alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai que é a propiciação de nossos pecados e não só dos nossos e sim de todos os que nê-le crer...
Não deis ocasião a carne, entretanto use da liberdade que Deus nos dá para honrá-lo (Jesus Cristo)...
Jesus é seu fiel amigo.
Nele vc sempre pode confiar.